Quais os vinhos mais consumidos?

Quando a gente não sabe o que comprar, e não quer errar, o que fazer?

Uma estratégia pode ser analisar aquilo que agrada à maioria, ou seja, os vinhos mais populares, os preferidos.

França, Itália e Espanha são os maiores produtores mundiais. Ou seja, esses são os vinhos mais bebidos ao redor do mundo. Mas Chile e Argentina, além de serem excelentes produtores, oferecem vinhos que chegam a preços bem interessantes, no Brasil, e que têm enorme aceitação, também.

E quais são as uvas mais plantadas, entre as espécies viníferas? Ou seja, quais são os vinhos finos mais consumidos? (Aliás, se quiser saber a diferença entre vinhos finos, e vinhos de mesa, clique aqui.)

Essa é uma pergunta interessante, mas não é uma questão fácil de responder, por incrível que pareça. Não há estatísticas precisas, vindas de fontes seguras.

Mas uma pesquisa recente, da Adelaide University, na Austrália, pode ajudar.

Analisando 44 países produtores, 521 regiões vinícolas, e 1271 diferentes castas, o estudo traz as seguintes informações:

 55% dos vinhedos correspondem a variedades de uvas tintas.

 A uva vinífera mais plantada, no mundo, é a Cabernet Sauvignon, seguida da Merlot.

 Em terceiro lugar, está uma variedade espanhola, chamada Airén, quase anônima mas muito plantada, muitas vezes usada na produção de vinhos considerados mais simples, e usada também na elaboração de destilados.

 Em quarto e quinto lugares, Tempranillo e Chardonnay, respectivamente.

 O sexto lugar, conforme essa fonte, está com a Syrah, ou Shiraz, como preferir chamá-la.

 E a Grenache, segundo o estudo, está em sétimo lugar, depois de uma queda brusca, pois já foi a segunda colocada. Alguns especialistas defendem, até, que essa é a variedade mais plantada no mundo. Está vendo como é controverso?

Bom, esses são, teoricamente, os vinhos mais consumidos... Por país, por cor, e por uva.

E você pode usar essa informação como for melhor, dependendo do momento. Para ajudar a escolher, ou para tentar ir no caminho oposto, fugindo dos preferidos, e buscando, talvez, os esquecidos...

 Só não se esqueça... de brindar!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em